• À conquista da Ginja da mãe do Vítor!!
  • BTTrolando
  • BTTrolando
  • BTTrolando

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dia 22 de Maio comemorado em Pampilhosa da Serra



Ontem para comemorar o feriado municipal na cidade de Leiria, três intrépidos e corajosos “atletas” bttrolandistas acompanhados de um não menos corajoso atleta - segunda ou terceira vez a fazer BTT - foram tentar fazer o trilho vermelho (bem escuro) do centro de BTT de Pampilhosa da Serra.

O nosso companheiro de viagem foi um dos responsáveis pela marcação dos trilhos – de jipe - e conhecia bastante bem o local. Quando chegamos ao centro de BTT deparamo-nos com um espaço muito agradável junto à baia da barragem de St. Luzia. Todo o espaço respira tranquilidade contando com várias mesas e locais para fazer um belo churrasco depois da volta pelos fabulosos trilhos da região.

Depois de nos equiparmos, afinarmos as máquinas e colocarmos o GPS a funcionar – estreia – avançamos pelo trilho fora cheios de garra e força. Ao longo dos 35 km que fomos capazes de fazer – não terminamos o percurso por ser já bastante tarde e termos a família à espera para almoçar – fomos confrontados com locais de estonteante beleza. Aquelas paisagens compensam largamente o esforço que é necessário para subir até ao cume daquelas montanhas.

A destacar para além da beleza das paisagens o facto das populações locais respeitarem os sinais colocados nos trilhos ao contrário do que acontece no Centro de BTT da Batalha. Diga-se ainda que o nosso companheiro de viagem apesar de levar o guiador desapertado – segundo ele foi o pai da namorada que não o apertou – mostrou como é que se anda de bike.

Não podia ser tudo perfeito. O Centro de BTT apesar de ter sido inaugurado há poucos dias já foi vítima de vandalismo. Não sei se foram BTTistas os responsáveis pelo vandalismo, mas num País em que todos os dias ouvimos cidadãos revoltados pelo facto do Estado não fazer nada por eles - aparentemente muitos deles também não fazem nada por si próprios – quando se faz uma obra como aquela é nossa obrigação cuidar dela como se de facto fosse mesmo nossa (nós somos o Estado). Por isso apelo a todos os que visitarem aquele local para o deixarem tal como o encontraram e se possível que contribuam para o melhorar denunciando acto de vandalismo a que assistam.

Presentes: Mário, Filipe, Hugo e Vítor (O pai da namorada).


Texto: Vitor Jesus